O Projeto

OBTENÇÃO DE ETANOL A PARTIR DE HIDROLISADO OBTIDO POR TRATAMENTO TÉRMICO DE ALGAS VERDES


O projeto OEAV é um projeto de iniciação científica idealizado pelos alunos do colégio Liceu Estadual de Maracanaú, uma escola pública do estado do Ceará, com o propósito de divulgação científica do potencial estudantil da região.

O projeto estuda um novo meio de produção de etanol a partir das algas verdes, como uma forma de produção que não agrida tanto o meio ambiente como a atual produção a partir da cana-de-açúcar e do milho, que a cada dia causa efeitos poluentes na atmosfera.

O desenvolvimento de etanol celulósico pode trazer dois benefícios: a viabilidade da criação de centros produtores de biocombustíveis e a diminuição da ameaça de desabastecimento da indústria alimentícia.

Tem-se como objetivo avaliar a produção de etanol obtido do hidrolisado proveniente de tratamento hidrotérmico desenvolvido por uma metodologia adequada para hidrólise da glicose residuário nas algas.

A utilização deste combustível se faz necessária aos sérios problemas com o meio ambiente, além disso, o projeto atingira o setor social, pois criara centro de cultivo dessas algas que serão repassadas as empresas que diminuirá o custo da produção, assim colocado em prática viabilizaram emprego e renda para colônia de pescadores.